domingo, 4 de novembro de 2012

Os questionamentos e o desenvolvimento do educando


Em relação à importância da presença de proximidade e abertura de espaços de questionamentos entre o educador e alunos, Freire (1999, p.155) comenta o seguinte:

Já sei, não há duvida, que as condições materiais em que e sob que vivem os educandos lhes condicionam a compreensão do próprio mundo, sua capacidade de aprender, de responder aos desafios. Preciso, agora, saber ou abrir-me à realidade desses alunos com quem partilho a minha atividade pedagógica. Preciso torna-me, se não absolutamente intimo de sua forma de estar sendo, no mínimo, menos estranho e distante dela. E a diminuição de minha estranheza ou de minha distância da realidade hostil em que vivem meus alunos não é uma questão de pura geografia, minha abertura à realidade negadora de seu projeto de gente é uma questão de real adesão de minha parte a eles e a eles, a seu direito de ser.

Diante disso fica claro que para o aluno aprender é preciso ser mais participativo durante as aulas, já que muitas vezes em seu ambiente familiar não há uma continuidade das práticas de aprendizagem. Assim o âmbito escolar deve ser aproveitado ao máximo, havendo desta forma momentos juntamente com o professor, para tirar suas dúvidas sem constrangimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário