sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Avaliação contínua

Instituto UFC Virtual
Pró-Reitoria de Pós-Graduação 
Coordenadoria de Pesquisa, Informação e Comunicação de Dados 
Divisão de Planejamento e Ensino 
Curso: CFCT - Curso de Formação Continuada de Tutores Turma 2012/2 
Turma: T-21 - MEC/SECADI - Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão 
Aula 04 - Avaliação
Coordenação - Dra. Raquel Santiago Freire 
Professor Formador: Fernando Antonio de Castelo Branco e Ramos 
Cursista; Tiago Estevam

Caros leitores, fiz uma pequena reflexão sobre avaliação contínua e com base em Luckesi.

Uma avaliação contínua o professor educador deve possuir conhecimento e habilidades suficientes para viabilizar uma avaliação contínua e auxiliar assim o seu conhecimento no processo de ensino aprendizagem. Deve ser suficientemente capacitado e habilitado para compreender o nível de conhecimento do aluno.
Quando o professor age dessa forma está contribuindo para o crescimento intelectual do aluno, assim a avaliação deve significar precisamente o cuidado com a qualidade do ensino. Como afirma LUCKESI (2002, p. 83):
A avaliação realizada com os alunos possibilita ao sistema de ensino verificar como está atingindo os seus objetivos, portanto, nesta avaliação ele tem uma possibilidade de auto-compreensão. O professor, na medida em que está atento ao andamento dos seus alunos, poderá, através da avaliação da aprendizagem, verificar o quanto o seu trabalho está sendo eficiente e que desvios está tendo. O aluno, por sua vez, poderá estar permanentemente descobrindo em que nível de aprendizagem se encontra, dentro de sua atividade escolar, adquirindo consciência do seu limite e das necessidades de avanço. Além disso, os resultados manifestados por meio dos instrumentos de avaliação poderão auxiliar o aluno num processo de auto-motivação, na medida em que lhes fornece consciência dos níveis obtidos de aprendizagem.

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